terça-feira, 19 de agosto de 2008

Fay passa pelas Florida Keys sem fazer estragos, mas ainda pode virar furacão


Fay passa pelas Florida Keys sem fazer estragos, mas ainda pode virar furacão

Tempestade tropical provocou blecautes e derrubou árvores.
Noroeste da Flórida segue em alerta, diz centro de furacões.

Do G1, com agências internacionais

Tamanho da letra

A tempestade tropical Fay passou pelo sudoeste da Flórida nesta terça (18) sem se transformar em furacão, mas causando fortes chuvas no arquipélado de Florida Keys, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA. Mas o alerta de furacão está mantido na região.

Veja vídeo ao lado: homem tenta desafiar tempestade, mas se dá mal


Os ventos máximos sustentados estão em torno de 95 quilômetros por hora, abaixo dos 119 quilômetros por hora necessário para passar à categoria de furacão.


A tempestade não causou grandes estragos na Flórida, depois de ter matado pelo menos 57 pessoas no Caribe e de ter castigado Cuba com fortes chuvas. Árvores e sinais de trânsito foram derrubados nas ilhas e na região de Miami pela força dos ventos. Também houve quedas de energia.

O centro de furacões prevê que Fay vai se enfraquecer, rumar para noroeste, fortalecer-se novamente sobre o Atlântico e rumar para a costa noroeste da Flórida.

O caminho do furacão poupou as instalações petrolíferas no Golfo do México. No entando, algumas companhias retiraram seus trabalhadores das plataformas oceânicas.

A Flórida foi atingida por uma série de furacões em 2004 e 2005, incluindo o Katrina, que passou por ali antes de devastar Nova Orleans.

Nenhum comentário: