sexta-feira, 15 de agosto de 2008


Nasceu em 1867 em Glasgow, Escócia. Barks diz que Patinhas parece ser o renascimento do Capitão P.A. Tinhas (Matey McDuck, futuramente Malcolm McDuck).

O pato mais rico do mundo. Pode-se dizer que se Cornélio Patus era o fundador de Patópolis, Tio Patinhas era o verdadeiro dono. Considerando que ele possui 99% da cidade, ela, na prática, torna-se McPatópolis.

Tio Patinhas ganhou sua primeira moeda de 10 centavos(a famosa Múmero 1) quando tinha 10 anos de idade, em 1877. Essa que viria a se tornar seu precioso amuleto da sorte. Três anos depois (1880), ele partiu para a América. Depois de muitas aventuras finalmente chegou no Klondike, em 1898. Lá ele acha uma pedra dourada, do tamanho de um ovo de gansa. No ano seguinte, ele conquistou seu primeiro milhão e comprou o terreno da Colina Funde-Motores, que pertencia a Patus Quela, filho de Cipriano Patus e neto de Cornélio Patus.

Finalmente em 1902 ele chega a Patópolis. Depois de alguns eventos dramáticos com os Irmãos Metralha e o Presidente Roosevelt, ele botou abaixo o velho Forte Patópolis e ergueu sua famosa Caixa-Forte.

Nos anos seguintes, Tio Patinhas viajou ao redor do mundo a fim de aumentar sua fortuna. Durante essas viagens, ele aprender a falar diversos idiomas. Enquanto isso, sua família cuidou de sua Caixa-Forte e em 1908 (aproximadamente) contratou Dona Cotinha como secretária do Tio Patinhas.

Em 1930, quando Tio Patinhas finalmente voltou a Patópolis, já era o pato mais rico do mundo. Porém ele tinha mudado. Tornou-se muito duro e hostil. Assim, até sua própria família o abandonou.

Em 1942 Tio Patinhas deixa seu império e se aposenta, passando a viver em uma mansão luxuosa, com um estilo completamente diferente do que ele vivia anteriormente.

No dia de Natal do ano de 1947, finalmente ele se reencontrou com seu sobrinho Donald, que só o conhecia quando criança, junto com Huguinho, Zezinho e Luizinho, sobrinhos de Donald. Nos 20 anos seguintes eles viveram grandes aventuras, nunca antes imaginadas.

Depois de voltar a vida pública em 1947, Tio Patinhas fez um imenso esforço para manter sua fortuna e continuar sendo o homem mais rico do mundo. Após 1947 os Irmãos Metralha foram uma ameaça constante para sua fortuna, enquanto Mac Mônei e Patacôncio tentavam todos os tipos de truques para passar o Tio Patinhas para trás. Além deles, a bruxa italiana Maga Patalójika (desde 1960) passa a perseguir a Moeda Número 1 do Tio Patinhas. Ele vem tendo sucesso em suas lutas, mas nunca há muito tempo para descansar até que ocorra a próxima batalha...

Em uma entrevista para o jornal Norueguês "Aftenposten" (1992) Don Rosa diz que no princípio Tio Patinhas dependia da existência do Donald, mas hoje isso mudou, e agora é Donald quem depende da existência do Tio Patinhas, e também diz que esta é uma das razões por ele estar tão interessado no seu Tio Patinhas.

Ao contrario dos Mitos, Patinhas não morre ao completar 100 anos.

Nenhum comentário: